Pular para o conteúdo principal

Divã (parte III): Do monstro ao lobo, sempre uma fera a ser domada.

"Este lobo é capaz de me matar aos poucos e ferir profundamente às pessoas que amo. Mas se não alimentado, morre de fome." - Ninna Meminger.



Eu: - Sabe, consci... ter o transtorno bipolar é como carregar dentro de si um lobo feroz que está sendo domesticado. Você nunca deverá confiar totalmente que ele foi domesticado, mas deve dar a ele a chance de mostrar sua inofensividade. E se ele deixar seus instintos tomarem conta da intervenção humana, você deve ter muita cautela e mostrar quem manda.
Ela: - Uau! Que metáfora feroz! (Risos).
Eu: É... devo admitir que é um tanto tola, mas é como eu realmente me sinto as vezes. Com um lobo dentro de mim e que ao menor descuido emocional ele pode atacar e fazer grandes estragos.
Ela: Meu Deus, o seu exagero deveria ganhar um prêmio mundial com muitos superlativos denominando-o.
Eu: Estou falando sério, consci! E o que tem me deixado muito bem nos últimos meses é saber que tenho um controle maior agora. Que estou conseguindo domar meu lobo e fazê-lo virar um cãozinho domesticado.
Ela: Mas cuidado, garotinha! Até mesmo os cães de casa têm instintos naturais, os quais não podemos mudar totalmente.
Eu: Sim! Mas eu estou muito feliz por conseguir driblar até os atos naturais dele.
Ela: Olha, se formos começar novamente com seus papos de "ele", "aquilo" e "isso" prefiro que você me passe o código desde já de quem será o que na nossa conversa.
Eu: Hahaha! Quando falei dos instintos "dele", referia-me aos instintos do lobo que na nossa conversa é o TBH.
Ela: Ah... um dia ainda vou me acostumar com suas metáforas. Aliás, quando foi que evoluímos de "meu monstro" para "meu lobo" mesmo?
Eu: Bem... hahaha... foi no momento em que percebi que um monstro é algo que criamos e não existe de verdade, é uma mitologia fruto do nosso medo e do nosso não-conhecer. E que o lobo é algo concreto, real e instintivo, mas que se for mantido em cativeiro pode ser exposto até à visitação.
Ela: Meu Deus... metáforas, metáforas e metáforas! Apesar delas  consegui entender que você aceitou melhor que realmente sofre com o TBH, mas que descobriu uma melhor forma de não deixá-lo ser maior que você ou pautar sua vida.
Eu: EXATAMENTE! Por que não consigo explicar assim as coisas?
Ela: Meu bem, eu como sua consciência posso afirmar que entender a si próprio é algo inalcançável e inútil. Se fosse tão fácil assim, para que existiriam os psicólogos?
Eu: Realmente! Hahahaha! Mas creio que nossas conversinhas também me ajudam a entender melhor as coisas aqui dentro.
Ela: Menina, você consegue chegar a tais conclusões depois das sessões de terapia. Ou seja, há sim uma ajudinha de terceiros nesse processo.
Eu: Tem razão! Depois das terapias tudo tem ficado mais claro e fazendo muito mais sentido.
Ela: E se não tivesse, você não viria me procurar tampouco me ouviria.
Eu: Bingo!!!
Ela: Agora está na hora de dormirmos, não acha? Cansaço mental somado ao físico, daqui a pouco entraremos em pane!
Eu: Tem toda razão, afinal amanhã será outro dia longo.
Ela: Outro dia longo de estudar para o vestibular e lembrar que seu único foco agora é o jornalismo?
Eu: Sem sombra de dúvida! Boa noite!

Comentários

Pois bem, antes dos merecidos elogios, venho ressaltar como amigo/irmão que fiquei desapontadíssimo com Divã (parte III) - sim, isso mesmo, fiquei desapontado. Antes, irei ressaltar suas "antigas" abordagens no mesmo contexto de literatura voltado para o Divã. Você sabe muito bem que fiquei fascinado com Divã (parte I), tanto que fiquei muito tempo no seu pé implorando para que você pudesse dar continuidade ao mesmo, fui atendido e me surpreendi com o resultado. Agora Divã (parte III) veio a decepção, o final drasticamente me deixou decepcionado com sua pessoa, você conseguiu fazer algo que me fez copiar e colar em meus arquivos particulares uma frase "metafórica", a evolução de monstro para lobo, a definição, o 'conceito', o significado em si para abordar tal tema e nos passar. Sinceramente dizendo, os outros "Divã" necessitavam também desse toque metafórico e ao mesmo tempo tão... tão... tão dyvo.
Para finalizar, como não se pode alterar uma obra já feita, pois já estaria fazendo com que a mesma perdesse seu valor literário, peço que não me decepcione mais deixando de expor seu lado mais melódico literário que há, onde ressalta fielmente a magnitude da literatura, o quão bom é ler e ser transportado e ao mesmo tempo para um lugar onde você sente necessidade de ler e reler várias vezes. Por fim, parabéns, hoje mais do que merecido.

Postagens mais visitadas deste blog

Emanemo-nos amor!

 Dando uma pincelada rápida pelas milhares de matérias para a segunda fase, minha maior ênfase está sendo na área de humanas (que tem peso dois para mim). E o que mais tem me intrigado é a minha relação "amor e ódio" com a história.

De uma alma sensível, as constatações.

 Das coisas que vivi e aprendi, a que mais tem se destacado é a seguinte: coração não é panfleto de rua para distribuir ao primeiro estranho que aparece sorrindo. Infelizmente, ainda teimo em praticar isso.

Agradecimentos: o grande retorno!

 Aos lindos leitores que acompanham este blog e sempre me incentivam, fiquei em dívida grave com vocês. Há uns meses havia postado um texto que bombou no Facebook em agradecimento a um ex-namorado meu com toda a ironia e todos os requintes de crueldade que couberam naquele momento em minha mente. Após reencontrar a figura pelas redes sociais da vida, acabei mostrando o blog a ele e apagando o post. BUT... tia Ninna Meminger tem a fama por suas ironias apimentadas e por todo o seu sarcasmo e como este lindo blog nasceu do triste desabafo causado por essa pessoa em questão, resolvi que o "Agradecimentos" deveria voltar - como eu diria em outra ocasiões- SEM DÓ NEM PIEDADE!   Então, meu ex-namorado, acostume-se com a ideia e não me peça direitos autorais porque não citei nomes! :* " Obrigada a você, meu querido ex-namorado idiota! Sim, quero lhe agradecer por estar fora da minha vida há um ano e 47 dias. Foram mais de 400 dias sem me preocupar se você estav