Pular para o conteúdo principal

Etimologando: Recomeçar



É chegado o momento em que paro para refletir a palavra que marcou este ano. Talvez esteja um pouco cedo demais ainda, ou talvez não. Precipitei-me em escolher a palavra deste ano logo no início para que, desta forma, o ano seja "guiado" pelo significado dela. 
Antes eu deixava as coisas acontecerem e só depois fazia esse balanço, para poder ver qual palavra havia marcado aquele período da minha vida. Por exemplo, mediante todas as mudanças ocorridas na minha vida no ano que se findou, escolhi "Maturidade" como a palavra de 2016.
Porém, como disse outrora, farei diferente para ter resultados diferentes. Segue:
Para este ano escolho a palavra RECOMEÇAR, que significa: 1. começar de novo; retomar após interrupção; 2.começar a ser; a produzir-se novamente.
Pesquisando mais ainda, tem-se que a palavra compreende a junção do prefixo com o verbo começar. Ré vem do latim retro e significa voltar atrás. E começar significa, obviamente, dar início a algo novo. 
A beleza desta palavra está em sua oposição: voltar atrás e dar início a algo novo, que se atraem e se fundem num único propósito: as vezes, é necessário voltar uma casa no jogo da vida para podermos seguir em frente (Ré + começar). 
Portanto, quebre preconceitos, volte atrás - se necessário - e (RE) comece. Como na gramática, nem sempre é fácil e prazeroso, mas as vezes é necessário e o resultado final será de muita qualidade. Recomece! ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a ansiedade crônica

 Muita gente acha que é frescura e que logo vai passar. Outro tanto de gente acha que você só está estressada ou nervosa. Há, ainda, quem ousa dizer que é coisa da idade ou que são os hormônios.

Agradecimentos: o grande retorno!

 Aos lindos leitores que acompanham este blog e sempre me incentivam, fiquei em dívida grave com vocês. Há uns meses havia postado um texto que bombou no Facebook em agradecimento a um ex-namorado meu com toda a ironia e todos os requintes de crueldade que couberam naquele momento em minha mente. Após reencontrar a figura pelas redes sociais da vida, acabei mostrando o blog a ele e apagando o post. BUT... tia Ninna Meminger tem a fama por suas ironias apimentadas e por todo o seu sarcasmo e como este lindo blog nasceu do triste desabafo causado por essa pessoa em questão, resolvi que o "Agradecimentos" deveria voltar - como eu diria em outra ocasiões- SEM DÓ NEM PIEDADE!   Então, meu ex-namorado, acostume-se com a ideia e não me peça direitos autorais porque não citei nomes! :* " Obrigada a você, meu querido ex-namorado idiota! Sim, quero lhe agradecer por estar fora da minha vida há um ano e 47 dias. Foram mais de 400 dias sem me preocupar se você estav

A leve felicidade que não sabemos viver.

 Eu estava pensando noutro dia a respeito dos nossos sonhos. Não aqueles que temos quando dormimos, mas sim, dos nossos ideais. É tão difícil, nos dias de hoje, conseguir conciliar uma vida madura e adulta com uma vida que se sonhou desde criança. Até porque, quando somos crianças vemos o mundo cor-de-rosa e passamos a acreditar no futuro ideal, no mundo perfeito e colorido! Mãs ... quando crescemos, deparamo-nos com a (dura) realidade e... BUM... nossos sonhos caem por terra porque