Pular para o conteúdo principal

Crônica de uma 'jornaleira': Afinal, quem sou eu na fila do pão?

Correria rotineira de uma sexta-feira a tarde numa rodoviária. Pessoas que chegam, outras que se vão. E eu estava indo de volta à minha tão amada e odiada Ibaté. Comprei a passagem, aguardei pelo ônibus, embarquei e viajei. Cheguei à rodoviária de São Carlos, encontrei com meu pai, fomos para minha cidade e, em poucos minutos, lá estava eu: de volta à pacata cidade onde nada acontece. Onde sinto que o tempo parou exatamente do jeito que deixei da última vez em que ali estive.
Descrições à parte, estava eu no supermercado na fila do pão esperando a minha vez – pacientemente e vendo coisas da vida alheia nas redes sociais – quando ouço uma conversa mais ou menos assim:
 - Mas você viu que o prefeito mandou matar todos os escorpiões daquele bairro lá de baixo?
 - Nossa! Eu vi! Esse prefeito é bom mesmo, hein? 
 - E como! Mandar matar os escorpiões, quem diria. Ele está de parabéns! 
Não me contive e interrompi a conversa, num ímpeto: 
 - Com licença, senhoras. Por que as senhoras estão parabenizando o nosso prefeito?
A primeira respondeu-me que era pelo caso dos escorpiões e explicou ainda que havia alguns meses que eles estavam aparecendo nas casas do tal bairro e ninguém tomava providências. Então, o "super-prefeito" foi lá e limpou terrenos particulares. Então fiz uma ressalva:
- Não foi o departamento de serviços públicos que realizou a limpeza? E, sendo um caso tão grave assim, não era uma obrigação da prefeitura notificar os donos de tais terrenos primeiro?
Então, ela respondeu-me:
- Não sei se foi o departamento. Mas que o prefeito mandou, ele mandou. E outra, limpou terrenos particulares. Nem era obrigação deles! E você já viu o que ele fez na nossa cidade?
- Sim, eu vi. Ele mudou muita coisa em oito anos de mandato. Mas, eu acredito que tudo tem um limite e que outras pessoas também devem ter a chance de mostrar do que são capazes. Devemos dar chances para candidatos novos e diferentes.
A segunda mulher, que nem estava participando da conversa olhou para mim com uma cara enfurecida e disse-me:
- Ih, aposto que você votou no outro, né? Sabia que não gosta do nosso prefeito!
Tentei explicar-me:
- Não votei em nenhum, na verdade, porque não tínhamos opções boas nas últimas eleições. E nas anteriores não votei nem nele nem no outro, votei num candidato menor e em quem eu confiava. Mas, a questão não é o candidato em si, são as propostas...
- Fia, escuta uma coisa. Esse homem fez muito por Ibaté e enquanto ele se candidatar eu vou continuar votando nele. E se ele indicar um poste, eu voto no poste, mas não voto em outro. Por que eu confio demais nele e em quem apoia ele.
Vendo que não tinha mais jeito e que eu era a próxima da fila, apenas sorri e disse:
- Sabe de uma coisa? A senhora está coberta de razão! Tenha uma boa tarde!

Sorri, virei para a moça da padaria, peguei meu pão e saí. Afinal, quem sou eu na fila ibateense do pão? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a ansiedade crônica

 Muita gente acha que é frescura e que logo vai passar. Outro tanto de gente acha que você só está estressada ou nervosa. Há, ainda, quem ousa dizer que é coisa da idade ou que são os hormônios.

Agradecimentos: o grande retorno!

 Aos lindos leitores que acompanham este blog e sempre me incentivam, fiquei em dívida grave com vocês. Há uns meses havia postado um texto que bombou no Facebook em agradecimento a um ex-namorado meu com toda a ironia e todos os requintes de crueldade que couberam naquele momento em minha mente. Após reencontrar a figura pelas redes sociais da vida, acabei mostrando o blog a ele e apagando o post. BUT... tia Ninna Meminger tem a fama por suas ironias apimentadas e por todo o seu sarcasmo e como este lindo blog nasceu do triste desabafo causado por essa pessoa em questão, resolvi que o "Agradecimentos" deveria voltar - como eu diria em outra ocasiões- SEM DÓ NEM PIEDADE!   Então, meu ex-namorado, acostume-se com a ideia e não me peça direitos autorais porque não citei nomes! :* " Obrigada a você, meu querido ex-namorado idiota! Sim, quero lhe agradecer por estar fora da minha vida há um ano e 47 dias. Foram mais de 400 dias sem me preocupar se você estav

A leve felicidade que não sabemos viver.

 Eu estava pensando noutro dia a respeito dos nossos sonhos. Não aqueles que temos quando dormimos, mas sim, dos nossos ideais. É tão difícil, nos dias de hoje, conseguir conciliar uma vida madura e adulta com uma vida que se sonhou desde criança. Até porque, quando somos crianças vemos o mundo cor-de-rosa e passamos a acreditar no futuro ideal, no mundo perfeito e colorido! Mãs ... quando crescemos, deparamo-nos com a (dura) realidade e... BUM... nossos sonhos caem por terra porque