Pular para o conteúdo principal

Saia do sofá e venha protestar!


 Hoje, dia 06/09 participei da Mobilização Nacional dos Estudantes em São Carlos. Ela começou no Facebook, ganhou forças e saiu às ruas. Pedimos ensino gratuito de qualidade para 2013, 10% do PIB para a educação, mais valorização aos professores, melhores materiais didáticos, mais qualidade nas merendas e uma série de outras coisas.
 O lema era gritado com força pelas ruas das cidades do Brasil (e São Carlos não poderia estar de fora), "Acorda sociedade, educação é prioridade!". Em São Carlos poucas pessoas aderiram ao movimento de verdade, mas nós fizemos a nossa parte.
 Todos nós sabemos que a base de uma sociedade é a educação, pois é dela que saem os cidadãos conscientizados. Só que a educação em nosso País é de uma qualidade tão baixa que dá vergonha. Há décadas que o salário e a pessoa do professor não são valorizados, o material didático é vergonhoso nas escolas públicas, as aulas quase não acontecem e ainda por cima assinaram a Lei da Progressão Continuada em que os alunos não repetem o ano letivo, nem mesmo por péssimas notas ou faltas.
 Isto é uma vergonha! Um País que vem despontando no mercado mundial não investir na educação e ter as piores condições de educação é ridículo! Investir bilhões em extração de petróleo, gastar bilhões para sediar as Olimpíadas e a Copa, mas não voltar o mínimo do percentual do PIB para a formação da sua nação é muita hipocrisia.
 Estamos beirando o ridículo! Quanto sangue foi derramado na época da ditadura militar em favor da liberdade de expressão e como a temos usado? Curtindo coisas inúteis nas redes sociais, compartilhando pensamentos hipócritas e mesquinhos. Enquanto isso a educação vai de mal a pior, quase caindo num abismo sem fim. E você o que faz? Despreza as vozes que gritaram e foram caladas violentamente na Ditadura não fazendo absolutamente nada! Precisamos nos conscientizar mais, ler mais, questionar para incomodar com razão. "Acorda sociedade, educação É PRIORIDADE!!!!"

Comentários

Marcela disse…
Parabéns Ninna e a todos que participaram da manifestação. Foi um gesto muito nobre e eu fiquei muito chateada por não poder ir, mas fiz o possível pra avisar o maior número de pessoas. Estou orgulhosa pela coragem de cada um um... :n
Ninna disse…
Obrigada, Marcela! E realmente foi muito bom participar da mobilização, espero participar de outras mais e que elas surtam algum efeito positivo futuramente.
Ariel Viscardi disse…
Curti muito o texto, muito bem colocado.
Acho que valeu muito a pena nossa passeata, mesmo que com poucas pessoas. Adorei poder fazer parte e te conhecer :)
Formamos um grupo e vamos crescer, nos unir cada vez mais e nos ampliarmos, vamos arrastar multidões ainda e fazer diferença nesse mundinho. Fizemos nossa parte, temos um ideal. Fiquei feliz em ver pessoas novas como você brigando por algo, saindo na rua e tal.
Valeu
Ninna disse…
Oun, obrigada Ariel. Eu também adorei a experiência de ontem, adorei conhecer você e o pessoal. E vamos, sim, continuar a nos mobilizarmos e arrastar mais gente conosco para "abalar" esse mundinho medíocre =)

Postagens mais visitadas deste blog

Um brinde à toda falta de homens!

  Esta não é uma crítica sobre a política do nosso País, ou sobre o sistema (falho) de educação, ou qualquer outra coisa. Também não é nenhum daqueles textos carregados de sentimentalismo e idealismo. Vim apenas expressar minha indignidade com o universo masculino. Poxa vida ala masculina, vocês estão deixando a desejar, hein?  Primeiro, desde sempre quem faz o famoso cortejo, ou dá a cantada, ou chega junto (sei lá, chamem como quiserem) é o HOMEM. Entenderam? O MACHO! Não a mulher! Acho um absurdo esses homens que sabem que a mulher está na deles e... e... não saem do lugar. Outro absurdo grotesco são as cantadas ridículas que somos obrigadas a ouvir quando eles resolvem se moverem.  Eu insisto em perguntar: Porque? Porque, Lord, que eles preferem as vadias? Simples, porque são mais fáceis e chegam aos 'finalmentes' (evitando linguagem chula) logo na primeira noite! Mas elas nunca serão uma boa companhia, nunca jogarão uma partida de Assassin's Creed com ele e...

Ao infinito e além... mais além.

Passei a madrugada pensando em como será minha vida, como estarei na carreira jurídica e na questão familiar. Cheguei à conclusão de que seria mais fácil se a vida viesse com Manual de Instruções e nele, uma prévia do nosso futuro. Desta forma eu sofreria menos de ansiedade e já saberia onde ir e por quê lutar.  Mas, infeliz ou felizmente não vem e temos de nos virar. Morrer de ansiedade quando estamos de tpm, chorar horas sem fim por estarmos carentes e não saber quem é "O" cara certo e nem quando ele vai chegar. Ou talvez seria mais fácil escolher nossa profissão, vocação, dom ou o que for. Dizem que se a vida fosse fácil, não teria graça e começo a concordar, apesar de sempre estar aflita por não saber do futuro.  Quando criança, tinha uma lista enooooorme de desejos/metas a cumprir: entrar para a faculdade pública, ser médica, me casar, ter filhos e ser muito rica para ajudar às pessoas. É, o mundo dá voltas e muitas vezes algumas coisas não saem como queríamos. Ent...

Que seja nosso

Que seja eterno, Mas enquanto dure. Que comece no acaso, Mas que ganhe forças. Que seja doce, Mas não meloso. Que seja livre, Mas que não se vá. E se for, que volte! Que seja intenso E que tire meus pés do chão. Que seja verdadeiro E único! Que seja só eu e você. Nossos corpos e nossa forma de amar Sem se preocupar com mais nada, Nem mesmo se amanhã estaremos juntos. Mas que quando o amanhã chegar, Que o ciclo se repita E a cada dia, que se repita! Que seja eterno... Doce, livre, intenso, verdadeiro e único! Que seja nosso!