Pular para o conteúdo principal

Escritoterapia


O que tem restado dessa desastrosa vida amorosa, senão emoção, subjetivismo, dor existencial, angústia, ausências e saudades? Talvez todas essas emoções sirvam, ao menos, para produzirem textos românticos ou tristes ou decepcionados ou saudosistas, como os livros da segunda geração do romantismo brasileiro, conhecida como ultrarromântica.
Já percebi que se tornou um ciclo: amores vêm, amores vão. Alguns porque eu quero que se vão e outros porque eu quero que fiquem, mas todos se vão. E no final, resta-me apenas as palavras. As palavras ditas e as escritas. Somente elas não me abandonam. Somente a escrita não é capaz de deixar uma escritora que sofre de amores que não podem vingar. Somente a escrita é capaz de curar essas feridas. Somente a escrita é capaz de trazer esperanças ou realidades. Somente a escrita... somente ela e mais nada!
Então, eu me tornei uma chata paranoica com os textos: mesma fonte em todos, mesmo tamanho de letra, todos justificados, mesmo espaçamento, gramática mais correta possível, coesão, coerência, regras, regras, regras e perfeições. Parece até que escrevendo consigo libertar sentimentos que não são capazes de sair sozinhos de dentro do meu peito e dando toques de perfeccionismo aos textos supro necessidades diversas. 
Enfim, sempre me restará a escrita. As palavras sempre me servirão de consolo, de expressão dos sentimentos e emoções aprisionados, sufocados e calados. Porque palavras expressam, mas a mim, elas consolam. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a ansiedade crônica

Muita gente acha que é frescura e que logo vai passar. Outro tanto de gente acha que você só está estressada ou nervosa. Há, ainda, quem ousa dizer que é coisa da idade ou que são os hormônios.

Etimologando: Recomeçar

É chegado o momento em que paro para refletir a palavra que marcou este ano. Talvez esteja um pouco cedo demais ainda, ou talvez não. Precipitei-me em escolher a palavra deste ano logo no início para que, desta forma, o ano seja "guiado" pelo significado dela.  Antes eu deixava as coisas acontecerem e só depois fazia esse balanço, para poder ver qual palavra havia marcado aquele período da minha vida. Por exemplo, mediante todas as mudanças ocorridas na minha vida no ano que se findou, escolhi "Maturidade" como a palavra de 2016.

Felicidade. Happiness. Bonheur. Felicità. Felicidad

Hoje não vou falar de desamores ou escrever metalinguagens apaixonantes sobre o meu amor pela escrita e seus benefícios, embora isto por si só já seja uma metalinguagem. Hoje falarei da FELICIDADE, algo tão discutido nos dias atuais e tão clichê, mas que eu estou olhando através de outro ângulo.  Já idealizei muitas formas de felicidade: no amor, na carreira, na família que quero construir, com coisas materiais, etc. Mas eu sempre me esqueci de vivê-la nos pequenos momentos do meu dia a dia. Eu sempre negligenciei vivenciá-la, por exemplo, naquela xícara de café quentinho que se toma quando suas forças estão se acabando; ou naquele doce que um amigo te dá quando você está de TPM; ou, mais simples e menos materialista ainda, no canto daquele passarinho que se ouve da janela do seu quarto numa tarde quente de Outubro.   Sim, meus amores. De uma maneira bem romântica e quase que bucólica (com canto de pássaro) eu descobri a minha. Ela que sempre esteve aqui dentro de mim, pronta para ser…