Pular para o conteúdo principal

A leve felicidade que não sabemos viver.




 Eu estava pensando noutro dia a respeito dos nossos sonhos. Não aqueles que temos quando dormimos, mas sim, dos nossos ideais. É tão difícil, nos dias de hoje, conseguir conciliar uma vida madura e adulta com uma vida que se sonhou desde criança. Até porque, quando somos crianças vemos o mundo cor-de-rosa e passamos a acreditar no futuro ideal, no mundo perfeito e colorido!
Mãs... quando crescemos, deparamo-nos com a (dura) realidade e... BUM... nossos sonhos caem por terra porque
entendemos que esta utopia em que acreditamos sempre é longínqua e inalcançável. Daí, entramos numa espécie de crise quase depressiva porque "eu quero meu mundinho colorido de volta!".
 Sem sermos tão infantis assim, sabemos que se seguíssemos nossos sonhos ao pé da letra as chances de sermos adultos mau humorados e rancorosos seriam quase nulas. O que nos falta é a dita da coragem, aquele elefante gigante e invisível que pesa em nossas pernas e nos impede de darmos os grandes passos em direção ao caminho da felicidade. Também o julgamento dos outros é um outro grande elefante invisível, pois vivemos mais para agradar e impressionar do que para sermos felizes sem complicações.
 A felicidade talvez seja isso, uma escolha de vida. Ela é leve e sem complicações, sem "mimimis" e porquês. Basta olharmos para as crianças e entenderemos bem isto, pois elas estão sempre a sorrir mesmo com coisinhas simples, como o voo de um pássaro ou o andar engraçado de um gato.
 E porque nós complicamos tanto? Para agradarmos aos outros, superarmos as expectativas que a nós foi imposta e ultrapassar limites que criaram para que ultrapassemos. Mas, e se alguém não quer ultrapassar este limite? E se alguém quer apenas ser feliz? Ou ao menos tentar seguir aquele sonho? É errado, é um pecado ou um crime? Não! Mas, muitas vezes, a ética dos outros é aplicada às nossas vidas e pronto! Temos de viver como máquinas, com uma função que satisfaça à sociedade até o dia da sua morte.
 No fim das contas, optar por seguir a voz do coração é a melhor saída. Ao menos para mim. E aprender a não ouvir os outros, mas a si mesmo se torna um grande desafio. Pois, os palpites são inúmeros mas a escolha é só minha. Os conselhos são diversos, mas quem terá de conviver com as consequências serei eu. Por isso vou ouvir cada batida do meu coração e despertar aquela adormecida criança que há aqui dentro, para que me ensine a felicidade de uma tarde ensolarada de domingo!

Comentários

Belo texto querida! Vc sabe o quanto todos idealizamos nossa vida nesse nosso mundo colorido e perfeito e do nada aparece a realidade e nos impressiona. E vc me ajudou muito, aliás, está me ajudando muito nessa minha fase do BUM, onde tudo aparece de uma vez e nos obriga a ser mais fortes, faculdade, trabalho, estudos e todas as pressões psicológicas que a vida nos impõe. Thank's dear por estar nesse momento importante de minha vida me apoiando =)
Mais um vez, parabéns pelo texto e seja bem vinda novamente querida Ninna.
Ninna disse…
Obrigada, vida! <3 E, conte sempre com sua melhor amiga e queria escritora! Ninguém mandou querermos ser adultos u.u

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a ansiedade crônica

 Muita gente acha que é frescura e que logo vai passar. Outro tanto de gente acha que você só está estressada ou nervosa. Há, ainda, quem ousa dizer que é coisa da idade ou que são os hormônios.

Agradecimentos: o grande retorno!

 Aos lindos leitores que acompanham este blog e sempre me incentivam, fiquei em dívida grave com vocês. Há uns meses havia postado um texto que bombou no Facebook em agradecimento a um ex-namorado meu com toda a ironia e todos os requintes de crueldade que couberam naquele momento em minha mente. Após reencontrar a figura pelas redes sociais da vida, acabei mostrando o blog a ele e apagando o post. BUT... tia Ninna Meminger tem a fama por suas ironias apimentadas e por todo o seu sarcasmo e como este lindo blog nasceu do triste desabafo causado por essa pessoa em questão, resolvi que o "Agradecimentos" deveria voltar - como eu diria em outra ocasiões- SEM DÓ NEM PIEDADE!   Então, meu ex-namorado, acostume-se com a ideia e não me peça direitos autorais porque não citei nomes! :* " Obrigada a você, meu querido ex-namorado idiota! Sim, quero lhe agradecer por estar fora da minha vida há um ano e 47 dias. Foram mais de 400 dias sem me preocupar se você estav