Pular para o conteúdo principal

Pequena Sonhadora (in memoriam).



Era uma vez uma menina que queria ser escritora. Ela era muito inteligente, adorava questionar tudo, era muito curiosa e adorava ler. Sempre que gostava muito de um assunto, pegava uma folha em branco, uma caneta colorida e escrevia (à sua maneira) sua opinião sobre aquilo. Seu desejo era mudar o mundo, ajudar às pessoas e ver todos felizes.
 Foi para a escola e lá viu que os números não eram o seu forte. Ela realmente não entendia todos aqueles problemas de Álgebra e todos os por quês daquilo tudo, para ela os livros continham muito mais conhecimentos e vida do que continhas de multiplicação ou fração.
 Ela tinha vontade de pegar todas as pessoas que moram nas ruas e levar para a sua casa, mas sabia muito bem que aquilo não era coerente nem poderia ser feito. Tinha vontade imensa de ensinar àquelas crianças de rua a ler e escrever, e mostrar-lhes como era belo o mundo de seus livros. Como era apaixonante ir à Europa Medieval com Dom Quixote e seu companheiro Sancho Pança.
 Mas a vida foi-lhe cruel. A cada ano era tirado dela essa paixão por viver seus sonhos. A cada ano lhe mostravam que sonhos não levam ninguém a lado nenhum. Ela foi crescendo e se esquecia do quanto poderia alcançar se fosse atrás de seus sonhos, mas o medo e a cobrança lhe roubavam isso. Nunca ninguém lhe falou que era o que ela mais tinha de bonito: acreditar em contos de fadas (acreditar nas mudanças, mesmo que pareçam impossíveis).
 E hoje cadê a garotinha que queria ser escritora? Cadê a garotinha que queria salvar seu mundinho do mal? Cadê a garotinha dos contos de fadas? Onde a nossa pequena sonhadora foi parar? Por quê deixou o que mais tinha de bonito morrer? Isso é triste porque ela poderia se tornar uma pessoa diferente de todas as pessoas iguais deste mundo, mas está se igualando a elas.
 A garotinha que queria ser escritora está morrendo aos poucos porque hoje ela é uma mulher e, ao longo de sua formação lhe ensinaram que sonhar é algo bobo e que ser sonhadora/idealizadora é ruim. Ensinaram-na que para ser uma adulta feliz e realizada tem que se ter uma carreira bem sucedida, ter sua casa, seu carro e uma família. Ensinaram-na que aquelas pessoas das ruas a quem ela sempre quis ajudar são perigosas e não merecem ajuda. Ensinaram-na estes e tantos outros esteriótipos que ela deixou morrer dentro de si o que tinha de mais belo nesse mundo: a vontade de mudá-lo e a paixão por seus sonhos, o querer buscá-los e ir além.

Não deixe que ela/ele morra em você também!

Comentários

Anônimo disse…
Como dizia J M Berrie em Peter Pan, "toda vez em que deixamos de acreditar em fadas, uma fada a de morrer"...o mesmo penso para o sonhos : "todas vez que desacreditamos de um sonho, um sonho a de morrer". Nada, nem mesmo o mundo inteiro seria suficiente para quem tem a necessidade do infinito. Ainda assim, cada pequena ação é capaz trazer grandes modificações.
Marcela disse…
Que texto mais lindo... Parabéns amiga, sua visão de mundo é muito especial e ainda acho que tem uma menina sonhadora escondida em algum lugar, é só você passar a acreditar nela. :t
Ninna disse…
Obrigada, Newton (anônimo) e Chella. ;)
Essa menininha escritora, está viva em você, apesar de qualquer coisa que você faça, o que importa são seu ideais, que nunca morrem. #seufan! =P
Ninna disse…
Obrigada, Áleff! Deus te abençoe.
Eu busco sempre resgatar a pequena sonhadora em mim pq é dela que tiro minhas forças quando a vida tenta destruir meus sonhos ;)

Postagens mais visitadas deste blog

A leve felicidade que não sabemos viver.

 Eu estava pensando noutro dia a respeito dos nossos sonhos. Não aqueles que temos quando dormimos, mas sim, dos nossos ideais. É tão difícil, nos dias de hoje, conseguir conciliar uma vida madura e adulta com uma vida que se sonhou desde criança. Até porque, quando somos crianças vemos o mundo cor-de-rosa e passamos a acreditar no futuro ideal, no mundo perfeito e colorido! Mãs ... quando crescemos, deparamo-nos com a (dura) realidade e... BUM... nossos sonhos caem por terra porque

Sobre a ansiedade crônica

 Muita gente acha que é frescura e que logo vai passar. Outro tanto de gente acha que você só está estressada ou nervosa. Há, ainda, quem ousa dizer que é coisa da idade ou que são os hormônios.

Agradecimentos: o grande retorno!

 Aos lindos leitores que acompanham este blog e sempre me incentivam, fiquei em dívida grave com vocês. Há uns meses havia postado um texto que bombou no Facebook em agradecimento a um ex-namorado meu com toda a ironia e todos os requintes de crueldade que couberam naquele momento em minha mente. Após reencontrar a figura pelas redes sociais da vida, acabei mostrando o blog a ele e apagando o post. BUT... tia Ninna Meminger tem a fama por suas ironias apimentadas e por todo o seu sarcasmo e como este lindo blog nasceu do triste desabafo causado por essa pessoa em questão, resolvi que o "Agradecimentos" deveria voltar - como eu diria em outra ocasiões- SEM DÓ NEM PIEDADE!   Então, meu ex-namorado, acostume-se com a ideia e não me peça direitos autorais porque não citei nomes! :* " Obrigada a você, meu querido ex-namorado idiota! Sim, quero lhe agradecer por estar fora da minha vida há um ano e 47 dias. Foram mais de 400 dias sem me preocupar se você estav