É chegado o momento em que paro para refletir a palavra que marcou este ano. Talvez esteja um pouco cedo demais ainda, ou talvez não. Precipitei-me em escolher a palavra deste ano logo no início para que, desta forma, o ano seja "guiado" pelo significado dela.
Antes eu deixava as coisas acontecerem e só depois fazia esse balanço, para poder ver qual palavra havia marcado aquele período da minha vida. Por exemplo, mediante todas as mudanças ocorridas na minha vida no ano que se findou, escolhi "Maturidade" como a palavra de 2016.
Porém, como disse outrora, farei diferente para ter resultados diferentes. Segue:
Para este ano escolho a palavra RECOMEÇAR, que significa: 1. começar de novo; retomar após interrupção; 2.começar a ser; a produzir-se novamente.
Pesquisando mais ainda, tem-se que a palavra compreende a junção do prefixo ré com o verbo começar. Ré vem do latim retro e significa voltar atrás. E começar significa, obviamente, dar início a algo novo.
A beleza desta palavra está em sua oposição: voltar atrás e dar início a algo novo, que se atraem e se fundem num único propósito: as vezes, é necessário voltar uma casa no jogo da vida para podermos seguir em frente (Ré + começar).
Portanto, quebre preconceitos, volte atrás - se necessário - e (RE) comece. Como na gramática, nem sempre é fácil e prazeroso, mas as vezes é necessário e o resultado final será de muita qualidade. Recomece! ;)
Comentários