Pular para o conteúdo principal

Dia Internacional de Todas Nós

Para: Claudia, Luana, Ione, Marília, Giselle, Araceli, Ana Lídia, Isamara, Liana, Amanda, Louise, Janaína, Izabella, Eliza, Maria do Carmo, Míriam, Gisberta, Pricila, Rakelly, Silvia, Simone, Ana Thereza, Ana Clara, Fernanda, Barbara, Renata, Eloá, Nivia, Mércia, Maria, Dandara. (todas vítimas de violência doméstica e demais agressões). 
E também, a TODAS as vítimas de qualquer violência que padecem e morrem diariamente no Brasil e no mundo caladas, sem que ninguém saiba. 



O dia de hoje pode até ser, para alguns, uma data para dar presentes e, para algumas, recebê-los. Mas, não pode deixar de ser para todos um sinônimo de anos de luta e conquistas (algumas) para todas nós, mulheres (cis, trans, homo, bi). Portanto, é um dia que merece, sim, uma data especial para nos lembrarmos que nós (mulheres) não merecemos respeito só hoje, que ainda há muito o que ser conquistado e muito pelo que lutar.

É muito legal e positivo todas as homenagens que nós recebemos neste dia, muito gostoso ganhar presentes e até um dia de folga no trabalho, mas, a consciência de que devemos continuar a sermos respeitadas nos outros 364 dias do ano não pode ser ofuscada pela euforia comemorativa. Não devemos nos esquecer (nós: homens e mulheres) que essa data significa uma conquista e foi instituída por mulheres que morreram para que outras tivessem seus direitos garantidos.

Agora, minha conversa é com os homens: trate com respeito TODA e QUALQUER mulher; seja sincero, pare de nos tratar como objetos, não pratique atos agressivos contra nós (assédios moral e psicológico, espancamento, estupro, cárcere privado, feminicídio). E se for para nos presentear hoje e no resto do ano continuar com as mesmas piadinhas machistas, apoiar discursos que nos minimizam ou (políticos) propôr leis que querem diminuir nossos salários, falar coisas nojentas para nós nas ruas e continuarem a ser machistas e babacas, sugiro que revejam seus conceitos e repense estes pontos.

Para as mulheres de todos os jeitos, eu desejo que um dia a luta acabe por já termos alcançado uma sociedade mais justa e igualitária, que não fará mais sentido pedir igualdade para nós (isto será natural). Desejo ainda que nos sintamos oprimidas, assediadas e incomodadas com todos os abusos que sofremos em todas as esferas sociais e de todas as formas. E, enquanto a igualdade não chega, que tenhamos forças para continuarmos lutando e conquistando.

 Desejo a todas aquelas que sofrem algum tipo de violência, um abrigo seguro e paz na vida. Que encontrem o apoio de que precisam e tenham forças para denunciarem seus agressores o quanto antes. Que a vida seja melhor para todas, afinal!

Um feliz dia a TODAS nós, todos os dias!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emanemo-nos amor!

 Dando uma pincelada rápida pelas milhares de matérias para a segunda fase, minha maior ênfase está sendo na área de humanas (que tem peso dois para mim). E o que mais tem me intrigado é a minha relação "amor e ódio" com a história.

De uma alma sensível, as constatações.

 Das coisas que vivi e aprendi, a que mais tem se destacado é a seguinte: coração não é panfleto de rua para distribuir ao primeiro estranho que aparece sorrindo. Infelizmente, ainda teimo em praticar isso.

Agradecimentos: o grande retorno!

 Aos lindos leitores que acompanham este blog e sempre me incentivam, fiquei em dívida grave com vocês. Há uns meses havia postado um texto que bombou no Facebook em agradecimento a um ex-namorado meu com toda a ironia e todos os requintes de crueldade que couberam naquele momento em minha mente. Após reencontrar a figura pelas redes sociais da vida, acabei mostrando o blog a ele e apagando o post. BUT... tia Ninna Meminger tem a fama por suas ironias apimentadas e por todo o seu sarcasmo e como este lindo blog nasceu do triste desabafo causado por essa pessoa em questão, resolvi que o "Agradecimentos" deveria voltar - como eu diria em outra ocasiões- SEM DÓ NEM PIEDADE!   Então, meu ex-namorado, acostume-se com a ideia e não me peça direitos autorais porque não citei nomes! :* " Obrigada a você, meu querido ex-namorado idiota! Sim, quero lhe agradecer por estar fora da minha vida há um ano e 47 dias. Foram mais de 400 dias sem me preocupar se você estav